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Perguntas e Respostas

O que é o Cidadão.Br?

O Cidadão.Br é um serviço de identificação e autenticação do cidadão brasileiro. Através deste serviço é possível identificar e conceder uma senha de acesso para o cidadão que permite a utilização de vários serviços governamentais de forma remota, isto é, sem a necessidade de comparecer presencialmente a um órgão do governo.

Como cadastrar uma senha?

Sua senha pode ser cadastrada de três maneiras:

1) Pela internet.

Para cadastrar sua senha pela internet, acesse o endereço https://autenticacao.dataprev.gov.br/ e informe seus dados pessoais (CPF, data de nascimento, nome completo, nome da mãe e o estado de nascimento). Confirme que você é uma pessoa de verdade e não um robô e depois clique em “Próximo”. Os dados informados serão verificados no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Após a validação dessas informações pessoais, você será levado para uma segunda etapa onde deverá responder a 5 perguntas do tipo múltipla escolha que serão sorteadas (É recomendável que esteja com sua carteira de trabalho pra conferir as respostas). Após responder as perguntas, o sistema irá apresentar um uma senha inicial de 7 dígitos numéricos. Por motivo de segurança, caso não tenham sido respondidas corretamente, será gerado um código provisório e você deverá verificar o seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma Agência da Previdência Social. Ou poderá tentar realizar o cadastro novamente após 24 horas.

2) Numa Agência da Previdência Social.

Você pode comparecer a uma agência e na etapa da triagem deverá informar que pretende cadastrar uma senha do Cidadão.Br para acessar o MEU INSS ou SINE FÁCIL. Você precisar apresentar um documento de identificação e CPF durante o atendimento e um código de acesso de 7 dígitos numéricos será entregue para o usuário.

3) Através de um banco parceiro.

Você pode cadastrar uma senha de 7 dígitos numéricos através do Internet Banking do seu banco. Após a confirmação da validação dos seus dados, você poderá acessar o Cidadão.Br e informar seu CPF e a senha de 7 dígitos criada pelo Internet Banking. Será solicitado a troca dessa senha inicial por uma senha definitiva durante seu primeiro acesso. Por questões de segurança, a senha definitiva escolhida deve conter pelo menos 9 caracteres e possuir pelo menos: um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um número e um caractere especial.

Os correntistas do Mercantil do Brasil já podem cadastrar o código NAI através do Internet Banking. Basta o correntista autenticar com agência, conta e senha de acesso, acessar a aba Beneficiário do INSS >> NAI.

Nesta opção o segurado cadastrará o código NAI e obterá informações como os canais de validação do código para esclarecer as principais dúvidas sobre o Serviço.

* Por enquanto, disponível apenas para correntistas do Banco Mercantil. Em breve outros bancos irão disponibilizar essa facilidade.

Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?

Em caso de esquecimento da senha, o usuário deve repetir o processo de cadastro. Nesse caso, uma nova senha inicial provisória de 7 dígitos numéricos será gerada e o usuário será solicitado a trocar pela senha definitiva em seu primeiro acesso.

Recebo mensagem de erro de que constam divergências nos dados cadastrais durante o cadastro. O que fazer?

Isso ocorre quando o sistema encontra divergências entre os dados informados pelo cidadão e as informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Verifique se algum dado não está abreviado ou digitado errado. Se mesmo assim não conseguir ter seus dados validados, recomendamos que verifique seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou compareca em uma Agência da Previdência Social, onde lá mesmo você poderá aproveitar para criar sua senha do Cidadão.Br.

Recebi a mensagem “Algumas respostas não correspondem” após responder as perguntas do cadastro. O que houve?

Ao você responder as 5 perguntas que foram feitas pelo Cidadão.br você não acertou um mínimo de 4. Nesse caso, você deverá prosseguir com a ativação do seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

Quais serviços do governo eu posso acessar pela internet com a minha senha gerada pelo Cidadão.br?

No momento a senha do Cidadão.br pode ser utilizada para acessar os sistemas: Meu INSS e Emprega Brasil.

Recebi a mensagem “Usuário bloqueado. Tentativa de criação de código de acesso em menos de 24 horas. Tente novamente mais tarde” ao tentar me cadastrar. O que houve?

Essa mensagem significa que nas últimas 24h foi realizada uma tentativa de cadastro do seu usuário sem sucesso no Cidadão.br pela internet. Nesse caso, você poderá esperar o período de 24h se passar para realizar uma nova tentativa de cadastro pela internet, ou então poderá prosseguir com a ativação do seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

O que é o “Código Provisório” que o Cidadão.br me informou?

Esse é um código de acesso provisório de 7 dígitos numéricos que é gerado após passar pelas etapas de cadastro no Cidadão.br. Por motivo de segurança, esse código está pendente de ativação, por conta de não terem sido acertadas um mínimo de 4 perguntas no processo de cadastro no Cidadão.br. Nesse caso, você deverá verificar o seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

O que é a “Senha Inicial” que o Cidadão.br me informou?

Essa é uma senha inicial provisória de 7 dígitos numércos que é gerada após passar pelas etapas de cadastro no Cidadão.br. Por motivo de segurança, essa senha deverá ser trocada logo após o primeiro acesso.

Não foi possível autenticar o usuário com as credenciais informadas. O que fazer?

Verifique se o CPF informado está correto. ou se não está digitando a senha errada, ou se o CAPSLOCK do teclado está ligado. Lembrando que a senha deve conter pelo menos 9 caracteres e possuir pelo menos: um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um número e um caractere especial.

Sua senha também pode ter sido invalidada caso tenha iniciado o processo de cadastro novamente. Se você informou seus dados pessoais e avançou para as perguntas geradas com base em suas informações previdenciárias e trabalhistas, automaticamente sua senha é invalidada e será preciso finalizar novamente o cadastro de uma nova senha.

Ainda tem dúvidas?

Se não encontrou as respostas que precisa por aqui, por favor nos envie suas dúvidas para o e-mail cidadao@dataprev.gov.br e responderemos em até 24 horas!