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Perguntas e Respostas

O que é Cidadão.BR?

Cidadão.Br é uma plataforma de autenticação do Governo Federal. A partir do momento em que se cadastra, o cidadão é identificado e recebe um código para acesso aos principais serviços públicos do INSS e Ministério do Trabalho, que estão disponíveis por APPs ou na internet. Sem a necessidade de comparecer presencialmente a um posto de atendimento.

Como consigo um código de acessso?

Você pode conseguir o código de acesso de três maneiras:

1. Cadastro na plataforma Cidadão.BR

Ao acessar a página do Cidadão.BR (http://cidadao.dataprev.gov.br/) clique em CADASTRE-SE. Abrirá um formulário onde você deve preencher com seus principais dados. Após marcar o captcha, confirmando que você é uma pessoa de verdade e não um robô, clique em PRÓXIMO. Os dados informados serão verificados nas bases da Dataprev e após a validação das informações, você será levado para uma segunda etapa de autenticação.

Para a autenticação, você deverá responder 5 perguntas múltipla-escolhas, sugerimos que que esteja com sua carteira de trabalho pra conferir as respostas. Após responder as perguntas, o sistema vai gerar um código inicial de 7 dígitos numéricos. Com esse código em mãos, você deve escolher o serviço a utilizar, se MEU INSS, se SINE FÁCIL ou o aplicativo CTPS DIGITAL e fazer o login informando o CPF + o CÓDIGO INICIAL no campo destinado a senha. Lembre-se de marcar novamente o captcha. Para finalizar a autenticação, abrirá um formulário pra você gerar a sua senha definitiva.

2. Geração de código inicial pelo Internet Banking

Após entrar no Internet Banking, você deve verificar no menu de serviços onde poderá criar o código inicial de 7 dígitos numéricos. Após a criação, você deve escolher o serviço a utilizar, se MEU INSS, se SINE FÁCIL ou o aplicativo CTPS DIGITAL e fazer o login informando o CPF + o CÓDIGO INICIAL no campo destinado a senha. Lembre-se de marcar o captcha, confirmando que você é uma pessoa de verdade e não um robô. Para finalizar a autenticação, abrirá um formulário pra você gerar a sua senha definitiva.

Bancos que possuem o serviço de geração de código para o Cidadão.BR ativo: Banco Mercantil, Itaú e Sicredi.

3. Em um posto de atendimento do INSS ou Ministério do Trabalho

A Dataprev trabalha para que você consiga acessar os principais serviços públicos relacionados à Previdência e ao Trabalho pela internet, sem necessidade de se deslocar até uma APS ou posto do Sine. Mas, se você preferir, pode comparecer a um posto de atendimento e, na etapa da triagem, informar que pretende cadastrar um código inicial para acessar o Cidadão.BR.  Com esse código em mãos, você deve escolher o serviço a utilizar, se MEU INSS, se SINE FÁCIL ou o aplicativo CTPS DIGITAL e fazer o login informando o CPF + o CÓDIGO INICIAL no campo destinado a senha. Lembre-se de marcar o captcha, confirmando que você é uma pessoa de verdade e não um robô. Para finalizar a autenticação, abrirá um formulário pra você gerar a sua senha definitiva.

Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?

Em caso de esquecimento da senha, o usuário deve repetir o processo de cadastro. Nesse caso, uma nova senha inicial provisória de 7 dígitos numéricos será gerada e o usuário será solicitado a trocar pela senha definitiva em seu primeiro acesso.

Recebo mensagem de erro de que constam divergências nos dados cadastrais durante o cadastro. O que fazer?

Isso ocorre quando o sistema encontra divergências entre os dados informados pelo cidadão e as informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Verifique se algum dado não está abreviado ou digitado errado. Se mesmo assim não conseguir ter seus dados validados, recomendamos que verifique seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou compareca em uma Agência da Previdência Social, onde lá mesmo você poderá aproveitar para criar sua senha do Cidadão.Br.

Recebi a mensagem “Algumas respostas não correspondem” após responder as perguntas do cadastro. O que houve?

Ao você responder as 5 perguntas que foram feitas pelo Cidadão.br você não acertou um mínimo de 4. Nesse caso, você deverá prosseguir com a ativação do seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

Quais serviços do governo eu posso acessar pela internet com a minha senha gerada pelo Cidadão.br?

No momento a senha do Cidadão.br pode ser utilizada para acessar os sistemas: Meu INSS e Emprega Brasil.

Recebi a mensagem “Usuário bloqueado. Tentativa de criação de código de acesso em menos de 24 horas. Tente novamente mais tarde” ao tentar me cadastrar. O que houve?

Essa mensagem significa que nas últimas 24h foi realizada uma tentativa de cadastro do seu usuário sem sucesso no Cidadão.br pela internet. Nesse caso, você poderá esperar o período de 24h se passar para realizar uma nova tentativa de cadastro pela internet, ou então poderá prosseguir com a ativação do seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

O que é o “Código Provisório” que o Cidadão.br me informou?

Esse é um código de acesso provisório de 7 dígitos numéricos que é gerado após passar pelas etapas de cadastro no Cidadão.br. Por motivo de segurança, esse código está pendente de ativação, por conta de não terem sido acertadas um mínimo de 4 perguntas no processo de cadastro no Cidadão.br. Nesse caso, você deverá verificar o seu cadastro junto ao INSS através do atendimento pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência da Previdência Social, informando o seu CPF e o código provisório que o Cidadão.br gerou.

O que é a “Senha Inicial” que o Cidadão.br me informou?

Essa é uma senha inicial provisória de 7 dígitos numércos que é gerada após passar pelas etapas de cadastro no Cidadão.br. Por motivo de segurança, essa senha deverá ser trocada logo após o primeiro acesso.

Não foi possível autenticar o usuário com as credenciais informadas. O que fazer?

Verifique se o CPF informado está correto. ou se não está digitando a senha errada, ou se o CAPSLOCK do teclado está ligado. Lembrando que a senha deve conter pelo menos 9 caracteres e possuir pelo menos: um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um número e um caractere especial.

Sua senha também pode ter sido invalidada caso tenha iniciado o processo de cadastro novamente. Se você informou seus dados pessoais e avançou para as perguntas geradas com base em suas informações previdenciárias e trabalhistas, automaticamente sua senha é invalidada e será preciso finalizar novamente o cadastro de uma nova senha.

Ainda tem dúvidas?

Se não encontrou as respostas que precisa por aqui, por favor nos envie suas dúvidas para o e-mail atendimento@dataprev.gov.br e responderemos em até 24 horas!